“O que o mestre quer que eu faça?”

Um problema muito comum em jogadores novos de RPG é a famosa travada, onde eles não conseguem fazer nada e ficam olhando para o mestre, esperando alguma indicação do que eles deveriam fazer nesse momento. Pois não se preocupe, eu estou aqui para responder esta pergunta:

Nada.

Isso ai, o mestre não quer que você faça nada. O mestre na verdade está esperando você dizer à ele o que você quer fazer, porque, e esse é o segredo que todos nós mestres (que não constroem ferrovias para os jogadores) guardamos: Nós não fazemos a mínima ideia do que vai acontecer a seguir, porque tudo depende de como você, o personagem, irá reagir.

Portanto não pense no que o mestre quer que você faça. Pense no que o seu personagem faria nessa situação. Se o mestre coloca uma pessoa suspeita que fica seguindo o grupo, ele não quer que o grupo enfrente ele, fuja dele, mate ele ou interrogue ele. O mestre quer ver a sua reação, porque todo o resto da história depende dela. Isso pode parecer intimidador para o jogador novato, já que eu estou colocando o peso de decidir o curso da campanha nos seus ombros, mas é isso que todo RPG decente é. Não uma história já escrita pelo mestre, onde todo o curso de ações já foi decidido e ele só está esperando vocês fazerem o que ele quer que vocês façam, mas sim uma história que está sendo escrita ao vivo, e o lápis está na sua mão. O que você vai escrever?

Meu deus, que final brega.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *