Pular para o conteúdo

Tutorial

Criando um conceito de personagem a partir de objetos aleatórios

Agora que vimos um pouco sobre o que não fazer quando criando o conceito de um personagem, hoje vamos falar sobre como criar um conceito interessante e memorável. Não vamos usar a palavra “original” ou “único”, porque convenhamos, MUITA coisa já foi feita. Ao invés disso, vamos nos focar em fazer algo que se destaca… Continue a ler »Criando um conceito de personagem a partir de objetos aleatórios

Criando um Mundo: Parte 2 – Florestas e Rios

Na primeira parte da série Criando um Mundo nós definimos as fundações do nosso mundo e criamos o formato básico do continente. Hoje, nós iremos preencher este continente com montanhas, rios, lagos, cidades e florestas!

A primeira coisa que temos que ter em mente é a divisão das regiões. Conforme visto na primeira parte, nós desenhamos quadrados para demarcar capitais, e então círculos ao redor de cada capital para demarcar regiões. Normalmente essas regiões são separadas por algum tipo de característica natural: Uma cadeia de montanhas, um grande rio, uma floresta, etc…  Isso garante que cada futuro reino terá defesas naturais quando o mundo for expandido.

Então a primeira coisa que iremos fazer é desenhar algumas montanhas ao longo dos pontos onde os círculos se unem. Além disso, vamos adicionar algumas montanhas a mais ao leste. A densidade de montanhas tornará esta nossa cidade dos anões:

Continue a ler »Criando um Mundo: Parte 2 – Florestas e Rios

Criando um Mundo: Parte 1 – As Fundações

Se você, assim como eu, for predominantemente um Mestre Autor, então preparação é extremamente importante, e nenhuma preparação é tão importante e complexa quanto a criação de um novo mundo. Aqui nós vamos nos focar em criar um mundo novo para Dungeons & Dragons.

D&D oferece diversos mundos já criados: Forgotten Realms, Greyhawk, Eberron, Dark Sun, etc… Todos esses mundos tem um mapa, locais definidos, NPCs definidos e pontos de interesse. Esse é o tipo de coisa que precisaremos criar para poder ter um local pronto para nossos jogadores explorarem.

Também por favor mantenha em mente que, por mais que nós iremos trabalhar muito nesse mundo, não podemos nos apegar demais à ele. Nosso mundo deve ser maleável, e os jogadores devem ser capazes de alterar muita coisa dentro dele.

Então vamos começar com a parte 1 da série de artigos Criando um Mundo.

Continue a ler »Criando um Mundo: Parte 1 – As Fundações